top of page

Não ouvir muito bem o inglês, é normal?

A medida com que se avança no desenvolvimento da lingua inglesa, é muito comum ouvir entre brasileiros a dificuldade de compreender nativos, filmes, ou musicas.


A grande pergunta é: Será que isso é normal?


Para falar de listening, precisamos pontuar TRÊS COISAS que são extremamente importantes para alcançar a compreensão do inglês. Se você quer realmente entender porque está difícil para você ouvir o inglês naturalmente, é quase certo que as razões são essas aqui:



1) Fenômenos linguísticos.

A primeira coisa que precisamos entender são os fenômenos linguísticos.


Sabia que TODOS OS IDIOMAS do mundo tem uma característica em comum?

Eles seguem o princípio de economia! Por natureza, nosso cérebro busca economizar energia, seja em grande ou pequena escala.


E quando se trata de linguagens, é mais ou menos por aí também!

Línguas tendem a sempre economizar tempo na hora de falar. E agora que você entende o primeiro problema que está te bloqueando de ouvir o inglês.


Quando falamos de fenômenos linguísticos, você precisa entender que na língua falada sons desaparecem, sons se conectam, sons trocam e por ai vai....


Quem nunca mandou um:


"A chave ta denda gaveta"

"Qui qui se ta fazendo?"


Percebe? rsrs

Se você escrever isso, não faz sentido nenhum no português! Mas na parte falada faz todo sentido, vista que é mais rápido falar "ta denda" do que "está dentro".


No inglês também é assim!

Se liga nos exemplos:

Está começando a entender a sua dificuldade de ouvir o inglês?


Resumidamente, você aprende "I'm+going+to" e quer ouvir isso, mas na língua falada a coisa muda para "I'm gonna".


No segundo exemplo, você quer ouvir: (and + I'm + in +a + chair), palavra por palavra.

Mas na língua falada tudo se conecta de uma forma mais otimizada!


Antes de mergulhar no mundo do listening, você precisa entender que existem dois tipos de inglês, os dos livros tradicionais e o do mundo real.


Agora o lado bom é que, todos esses fenômenos foram mapeados! Caso você queira aprender esses fenômenos que a língua falada produz, se liga na informação que deixamos no final desse conteúdo.


Mas antes vamos para o segundo motivo.

2) Fator ambiente

É claro que se você estivesse imerso a língua, não demoraria muito para você dominar os fenômenos que acontecem no inglês por conta da força adaptativa.


O problema, é que para quem mora no Brasil não temos um ambiente propício para observar a língua inglesa naturalmente. A falta de exposição nos faz perder o poder de absorver o inglês em seu estado mais puro.


Entenda melhor sobre a importância da exposição, explicamos detalhadamente nos conteúdos do Smart Pack, vale muito a pena! Basta clicar aqui.


Por isso, entender o seu contexto de aprendizagem com certeza vai te dar informações preciosas para desenvolver uma forma de burlar a falta de exposição.


3) Variações por região ou país

Outro ponto interessante é que vão existir sotaques, expressões, phrasal verbs e outras formas de se expressar de região para região ou de país para país, assim como acontece aqui no Brasil.


Você não precisa dominar todas essas variações para ouvir o inglês, porém, com tempo e exposição a língua você vai dominando cada vez mais.



BÔNUS: Quer aprender esses fenômenos?

Se você quer se aprofundar nos fenômenos que a língua inglesa produz e DESTRAVAR seu listening de uma vez por todas, saiba que você pode fazer isso a partir de hoje!


Recomendo demais conhecer o método A.R.D.C!


Basta clicar aqui ou no artigo vinculado aqui abaixo.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentar

Dinilai 0 dari 5 bintang.
Belum ada penilaian

Tambahkan penilaian
bottom of page